Avelós (Euphorbia tirucalli)
|
Características
Tem uma ampla distribuição na África, presentes no nordeste da África Central e Austral. Também pode ser nativa em outras partes do continente, bem como algumas ilhas vizinhas e na península árabe. Foi introduzida a muitas outras regiões tropicais. Seu status na Índia é incerto. Ele cresce em áreas secas e é muitas vezes usado para alimentar o gado ou como cobertura.Essa planta produz um leite venenoso (látex), que pode ser o equivalente a gasolina. Isso levou o químico Melvin Calvin ao propor a exploração do leite desse arbusto para produção de óleo. Este uso é particularmente atraente devido à capacidade desse arbusto crescer em terras que não são adequadas a sua produção. Calvin estimou que 10 a 50 barris de petróleo por hectare foram possíveis. Esse leite também tem sido utilizado na produção de borracha, mas essa tentativa não foi muito bem sucedida.
Esse leite também tem usos em medicina tradicional, em muitas culturas. Tem sido usada para tratar cancros, excrescências, tumores e verrugas em lugares diversos como Brasil, Índia, Indonésia e Malásia. Porém usada em grandes quantidades, essa substância é extremamente nociva à saúde.
Conforme o Jornal Folha de São Paulo, estudos do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, em São Paulo, mostram que essa planta conseguiu estabilizar o quadro clínico de uma pessoa doente com câncer, em estado terminal, e que também foi eficaz no alívio das dores.
Primeiros socorros
A seiva leitosa contida nesta planta é extremamente corrosiva e tóxica. Em contato com a pele causa queimaduras graves; em contato com os olhos pode causar dor intensa e cegueira temporária de até 7 dias. Se ingerida, pode causar queimadura na boca, lábios e língua. Se engolir a seiva e ter a ingestão, o indivíduo deve procurar assistência médica.
Fonte: Wikipedia


Nenhum comentário:
Postar um comentário