Como construir um abrigo

 (DCL)  

Se você acampa com frequência e passa muito tempo no mato, deve saber como montar uma barraca e ficar aquecido e seguro à noite. Mas o que você faria se estivesse perdido e sozinho, sem os equipamentos de sempre?


Encontrar comida e água limpa é importante, mas não esqueça de que ter um bom abrigo é fundamental para a sua sobrevivência. Existem diversos tipos de abrigos para as mais variadas situações, seja no deserto ou no Ártico. Mas se você se perdeu na floresta e está anoitecendo, tudo o que vai precisar é de um abrigo de galhos. Versátil e simples, só requer um tronco, alguns galhos e muitas folhas e arbustos.

Antes de se embrenhar na floresta, veja como construir um bom abrigo, confira os materiais necessários e o melhor lugar para montá-lo.

O lugar certo
A última coisa que você deseja é construir um belo refúgio e descobrir que está dormindo sobre uma horda de mosquitos. Talvez você prefira ficar perto de uma fonte de água para economizar tempo e energia durante o dia, mas lembre-se de que rios e regatos são território de mosquitos por excelência. O chão ao seu redor costuma ser muito úmido e exposto a inundações.

É melhor encontrar um local alto, seco e plano. Qualquer lugar que ofereça um isolamento natural contra o vento é bom. Depois de começar a construir seu abrigo, não poderá mudá-lo de lugar, por isso, escolha com cuidado.

Os materiais
Procure uma viga bem sólida para sua “barraca”. Se for curta, você não vai caber no abrigo, e se for muito comprida, o abrigo ficará grande demais. Encontre um tronco, pedra ou forquilha da altura de sua cintura para sustentar uma das pontas da viga.

Junte cerca de 30 gravetos, cada um pouco maior do que o anterior. Eles vão formar as laterais do abrigo. Em seguida, recolha muitas folhas, de preferência secas, e arbustos caídos para criar uma camada isolante. Depois, junte galhos mais leves e menores para colocar sobre a primeira camada, evitando que seja levada pelo vento.

A construção
Coloque uma extremidade da viga no tronco e prenda a outra ponta no chão com pedras. Veja se ela não se mexe, mesmo se estiver ventando. A viga é a espinha dorsal do seu abrigo. Se ela cair, o abrigo inteiro desabará.

Sua cabeça deverá ficar sob o ponto mais alto, que servirá como porta. Posicione a viga para que a abertura fique protegida do vento. Se o ar estiver parado, monte o abrigo virado para o leste para aproveitar o calor do sol nascente.

Assente os galhos para formar as laterais do abrigo, com uma distância de 2,5 centímetros entre cada um. Antes de terminar, rasteje para dentro do abrigo para verificar o tamanho. O calor do seu corpo preencherá todo o espaço, por isso, ele deve ser o menor possível, mas confortável.

Agora que você já fez o esqueleto do seu abrigo, empilhe as folhas e arbustos que recolheu para isolá-lo em camadas de 60 centímetros, ou com o triplo da espessura, se estiver muito frio. Em seguida, coloque mais galhos em cima finalizar.

A instalação
Você não deve isolar apenas o lado de fora da barraca. Como o chão limpo absorve o calor do corpo, você precisa forrá-lo com capim e folhas. Depois de entrar, empilhe mais alguns galhos para fechar a abertura.

Depois, é só descansar, dormir bem e se preparar para sobreviver outro dia com o nascer do sol. 

Créditos: http://discoverybrasil.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário